terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Trabalho De Geografia Conteudo: O subdesenvolvimento - Unidade 3/Capítulo 2/Pag.184

Aula 14 e 15/12/10
Conteúdo: O Subdesenvolvimento
Unidade 3 / capítulo 2 / Pág 184
Atividade 1 -Explique as origens do subdesenvolvimento.
R=Os países do Terceiro Mundo são subdesenvolvidos, não por razões naturais - pela força das coisas - mas por razões históricas - pela força das circunstâncias. Circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e econômico que manteve estas regiões à margem do processo da economia mundial em rápida evolução. Na verdade, o subdesenvolvimento não é a ausência de desenvolvimento, mas o produto de um tipo universal de desenvolvimento mal conduzido. É a concentração abusiva de riqueza - sobretudo neste período histórico dominado pelo neocolonialismo capitalista que foi o fator determinante do subdesenvolvimento de uma grande parte do mundo: as regiões dominadas sob a forma de colônias políticas diretas ou de colônias econômicas.

Atividade 2 - Quais as principais caraterísticas dos países subdesenvolvidos?
R=CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

    *
      Passaram por um grande processo de exploração durante o período colonial. Colônia de Exploração;
    *
      Baixo nível de industrialização, com exceção de alguns países como: Brasil, México, os Dragões de Exploração;
    *
      Dependência econômica, política e cultural em relação às nações desenvolvidas;
    *
      Deficiência tecnológica e baixo nível de conhecimento científico;
    *
      Rede de transporte e meios de comunicação deficientes;
    *
      Baixa produtividade na agricultura que geralmente emprega numerosa mão-de-obra;
    *
      População Ativa empregada principalmente nos setores primários ou no setor terciário em atividades marginais (camelôs, trabalhadores sem carteira assinada etc). Exemplo: Brasil, Etiópia, Uruguai;
    *
      Cidades com crescimento muito rápido e cercada por bairros pobres e miseráveis;
    *
      Baixo nível de vida da maioria da população;
    *
      Crescimento populacional elevado;
    *
      Elevada taxa de natalidade e mortalidade infantil;
    *
      Expectativa de vida baixa.


Atividade 3 - O subdesenvolvimento é um estágio evolutivo rumo ao desenvolvimento? Explique. 
R=Não necessariamente. Até aqui se pode considerar que o único exemplo de país nas últimas décadas que deu um salto efetivo deixando o estágio de subdesenvolvimento e alcançou o status de desenvolvido foi a Coreia do Sul. O aumento da atividade industrial no Brasil não representa um avanço na direção do desenvolvimento porque muitos outros aspectos negam-no. O fenômeno da Coreia é particular e muito se deve à sua auto-determinação, capacidade de focar no trabalho com rígida disciplina e a aposta correta na Educação e desenvolvimento tecnológico.
O Brasil é um caso de país cuja mentalidade subdesenvolvida expressa-se perfeitamente na incapacidade de proteger, conservar e explorar racionalmente seus infinitos recursos naturais.



Atividade 4 - O sudesenvolvimento é fenômeno extremamente complexo, que apresenta causas internas e externas em cada país. Explique sucintamente essas causas.
R=O subdesenvolvimento pode ser encarado tanto como causa como conseqüência.
É de fato um estado cíclico. Os índices que avaliam um desenvolvimento de um país estão divididos em econômicos( renda per capta, risco Dowjones,PIB, valor relativo de sua moeda, entre outros) e sociais [mortalidade infantil, saneamento básico,índice de desemprego,diferenças sociais(abismo entre as castas sociais ditas A e E) nível de analfabetismo, qualidade de vida,qualidade do ensino público, expectativa de vida, nível de escolaridade médio da população, presença de doenças causadas por protozoários e bactérias a nível endêmico e etc... ].


Atividade 5 - Observe a tabela de indicadores socioeconômicos, na página 186, e diga se há correlação entre o aumento da renda per capita e a melhoria dos indicadores sociais de uma população. Justifique sua resposta.
R=Nem sempre. Se essa renda for igualitariamente distribuida e aplicada nos setores certos, sim.

Atividade 6 - Com base na tabela de distribuição de renda, na página  188, faça uma comparação entre os países subdesenvolvidos e os países desenvolvidos.
R=As principais diferenças entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos são suas características sociais e econômicas.
Não há uma definição formal de requisitos para que um país se estabeleça como desenvolvido. É um consenso de que os EUA e o Canadá na América; o Japão na Ásia; Austrália e Nova Zelândia na Oceania e os países da Europa Ocidental sejam as regiões desenvolvidas do mundo. Contudo, discute-se sobre a situação de locais como Hong Kong, os Tigres Asiáticos, a Rússia entre outros sobre a possibilidade destes serem já considerados países ricos. Para se avaliar, então, denotam-se algumas características em comum destas áreas, e as define como sendo condições para o desenvolvimento de um determinado Estado.

Atividade 7 - Qual a diferença entre a nova Divisão Internacional do Trabalho e as divisões anteriores?
R=A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é a divisão do trabalho entre os inúmeros países do mundo.

Os países em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, possuem mão-de-obra barata e industrialização tardia, de modo que sejam alvo fácil dos interesses das grandes economias. A DIT é um reflexo da solidificação do capitalismo, o qual, ao longo dos anos, vem favorecendo a especificação das funções econômicas de cada país.

Durante séculos, o Brasil foi exportador de matérias-primas e importador de produtos industrializados. A política econômica brasileira, apesar de já esboçar uma guinada, ainda sofre grande influência dos países desenvolvidos, que ocasionalmente, tornam-se seus credores. Credores esses que utilizam sua tecnologia de ponta como produto de exportação, algo que sai muito dispendioso para países emergentes como Brasil.

Há de se destacar a grande contradição que o Brasil vivencia: sua balança comercial superavitária se contrapõe aos seus indicadores sociais. A essa iniqüidade pode ser atribuído o passado colonial brasileiro, uma vez que a mentalidade de uma nação é o principal fator na determinação da melhoria de vida como um todo.

A descolonização da África e da Ásia, o surgimento dos países subdesenvolvidos industrializados e a expansão das transnacionais estabeleceram três DIT’s bem diferentes, que se sucederam durante a fase do capitalismo financeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário